CABANA NA SERRINHA
Refúgio sustentável que emerge entre a Área de Proteção Ambiental na mata atlântica carioca.
Ficha Técnica
Área construída: 54,80m²
Área do Terreno: 10.000m²
Ano: 2022
Previsão para obra: 2023
Localização: A.P.A Serrinha do Alambari, Resende – RJ
A Cabana No Meio do Mato é um projeto desenvolvido em meio a Área de Proteção Ambiental, na Serrinha do Alambari, que faz parte do município de Resende, estado do Rio de Janeiro. A Serrinha é um paraíso verde resguardado na encosta leste do Parque nacional de Itatiaia, Serra da Mantiqueira, lar de lindas paisagens, e nascentes prósperas e potáveis que encorparam vários rios, poços e cachoeiras, dentre os principais deles está o rio Alambari, que batiza o local. Rio que corre e abastece o terreno em pauta, e que pode ser acessado através de trilhas no quintal do projeto.
Utilizando uma pequena porção dos 10.000m² do terreno, foi onde desenvolvemos o projeto da Cabana de 54,80m², ela está localizada ao topo da trilha que acessa os poços naturais do Alambari. Este projeto desafiador possui algumas complexidades para a execução, como o acesso ao local da construção que é feito quase inteiramente por trilha mata a dentro, para o desenvolvimento arquitetônico levamos em consideração suas peculiaridades e buscamos métodos que possam facilitar a execução da obra.
“A essência do projeto é a experiência para os hóspedes, ou seja, uma imersão! A proposta de construir um refúgio imerso na mata é proporcionar uma vivência única de contato com a natureza e sentimento de pertencimento.” – Pietro Falsetta, proprietário.
Considerando o ideal de nosso cliente, oferecemos uma arquitetura totalmente ecológica, e para viabilizarmos o desafio logístico de se construir mata adentro, optamos por estruturas em madeira, com exceção das fundações de concreto, todo o “esqueleto” da cabana será feito de madeira de reflorestamento.
Outra adaptação que foi tomada, é a integração de algumas palmeiras de Juçara a construção, árvores na qual a espécie está ameaçada de extinção e a obra não poderá afetá-las.
Pensando em uma obra limpa e natural, escolhemos uma técnica de bioconstrução para as paredes, o pau-a-pique, método que oferece conforto e compensação térmica natural, é hipoalergênico, não demanda revestimentos ou grandes acabamentos e pode ser criado no próprio local. O pau-a-pique junto das paredes de pedra natural trazem os elementos naturais presentes na Serrinha e proporcionam a sensação de pertencimento, sensação que é ainda mais evidenciada pelas aberturas de portas e janelas que em todos os cômodos enquadram a paisagem com uma visão de 360º do ambiente ao redor.
Além desses elementos os ambientes contam com forro de bambu natural, bancadas de madeiras naturais na cozinha e lavabo, escada de troncos naturais, piso de bambu natural tratado e pedra seixo selada no banheiro que se integra a uma rocha já existente no terreno que salta dentro do box de banho, box que possui acesso ao deck externo com vista panorâmica.
O projeto de imersão na cabana da Serrinha possui características que foram desenvolvidas levando em conta um estilo de vida ousado e digno dos amantes da natureza, algumas mordomias do projeto contribuem tanto para a experiência quanto para a comodidade do usuário, como o spa integrado ao deck projetado em formato de ofurô feito de madeira natural, de onde o usuário pode relaxar apreciando a vista e se desafiar ao mesmo tempo, ao tomar um banho próximo à encosta da montanha. Ou que tal deitar em uma rede suspensa estilo Bali para ler um livro? Rede integrada ao deck superior do quarto, ou quem sabe aproveitar a sauna? Sauna que será construída em cima de uma das grandes rochas do terreno.
O layout do projeto ainda conta com dois decks isolados, um com mesa para refeições e outro pensado para a prática de yoga e meditações, tudo pensando em complementar um fim de semana comum de relaxamento com um pouco de aventura e experiências de quem quer fugir da rotina metropolitana.
E para o caminho até a cabana projetamos uma passarela para proporcionar um acesso mais tranquilo e também para que ao mesmo tempo possam admirar a flora que compõe o lugar, as imensas palmeiras de Juçara, fornecedoras do fruto do açaí de Juçara e as belas samambaias de xaxim.
A Cabana na Serrinha é um projeto com muita personalidade e a cada traço evidencia essa característica, a dificuldade e complexidade tornam o projeto ainda mais interessante e oferece cenas e sensações dignas de filme.